30/03/2022

Gingerbread

 

A receita de hoje além de deliciosa é uma ideia de atividade para a tarde de férias das crianças. Receita de biscoito de gengibre da @deise_ronnau ✨

Gingerbread Funcional

Ingredientes:
50g manteiga de coco
60g açúcar de coco ou eritritol
150g pasta de oleaginosa (usei @zolanuts de castanha de caju)
2 ovos
200g farinha de mandioca
50g farinha de castanha de caju ou de amendoim
10g mix de especiais (gengibre, canela, cravo em pó)
8g bicarbonato de sódio
10g água gelada

Modo de preparo:
Para facilitar, deixe os ingredientes já pesados e separados. Em uma tigela misture todos os ingredientes secos. Nesta tigela despeje o restante dos ingredientes deixando a água por último. Misture com um garfo todos os ingredientes, quando você perceber que o garfo não está mais unindo os ingredientes precisará colocar literalmente a mão na massa 😂, como se estivesse sovando um pãozinho, e vai acrescentando a água aos poucos, pode precisar das 10g mais ou até menos. A massa não pode ficar quebradiça, então se precisar acrescente mais um pouco de água. A massa fica com aspecto de massa de modelar.
Quando ela estiver nesta textura, coloque em uma bancada o papel manteiga, aí coloque a massa em cima e mais uma folha do papel manteiga, e pode usar o rolo de massa para deixar ela fina e lisinha. A grossura dos biscoitos irão depender desta etapa, se quiser mais fino ou mais grossinho. Com a ajuda de forma para biscoito, vai cortando com o molde a massa nestes formatos, quando sobrar massa, volte a amassar com o papel manteiga e o rolo e continue moldando até terminar. Leve à geladeira pôr 10 minutinhos e após em forno pré aquecido em 200º pôr 17-20 minutos.
Quando eles estiverem mais douradinhos estará pontinho, deixe eles esfriarem para ficarem mais crocantes e depois se quiser pode decorar, eu usei chocolate derretido e coco ralado.

A receita rendeu 15 biscoitos de tamanhos variados, depende a forma e a grossura do biscoito, pode variar a quantidade.